ESCOLA DO FUTURO: DA MOBILIZAÇÃO À FORMAÇÃO

Por iniciativa do grupo Santiago Crescemos Juntos/Agência de Desenvolvimento Santiago, em fevereiro de 2018 uma Comitiva de pesquisadoras da University of Tampere, Finlândia, visitou o município de Santiago, realizando levantamento prévio de dados e informações com vistas à elaboração do projeto “Escola do Futuro”. A comitiva era composta pelas professoras Marita Makinem, Mirka Gustaffson e Juliene Ferreira.

Em maio de 2018, a equipe de pesquisadoras que visitou o município de Santiago apresentou a proposta de trabalho e assessoria técnica, em nome do consórcio Finland University, integrado pela Universidade de Tampere.

Em setembro de 2018, uma comitiva de Santiago e Região esteve em audiência com o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, solicitando apoio ao projeto Escola do Futuro. Na mesma ocasião, a comitiva visitou a Embaixada da Finlândia, sendo recebida pela Chefe Adjunta da Embaixada, Sra. Marja Suhonen, e pelo Coordenador de Cooperação Educacional e Científica, Sr. Jarkko Wickström.

Entre outubro de 2018 a novembro de 2019 ocorreu a formação do Grupo Local de Apoio ao Desenvolvimento do Projeto Escola do Futuro. Sob orientação do sociólogo Prof. Renato de Oliveira, o grupo, constituído por 35 professores de diversas áreas de conhecimento, cumpriu um programa com conteúdos de Sociologia da Educação, Sociologia do Desenvolvimento, Teoria da Inovação e Introdução à Gestão de Projetos, totalizando 40h de curso presencial.

Em novembro de 2019, o grupo de trabalho apresenta a proposta para criação do segundo ADE do Rio Grande do Sul - Arranjo de Desenvolvimento da Educação para a região centro do estado.

Em 2020, as atividades serão retomadas com a formação do programa Escola do Futuro e a proposta de consolidação do ADE.

Palestra sobre Neurociência na educação.

Professores presentes na palestra.

Comentários